No dia 1º de Dezembro as 16:30 horas, O Sargento Edimilson Gomes da Silva, instrutor do Tiro de Guerra 06/013 da Cidade de Estância (SE), estará realizando a solenidade militar de encerrando do ano de instrução de 2011onde serão licenciados mais 50 jovens atiradores passando para a situação de reservistas mais uma turma que durante alguns meses dedicaram-se a pátria com amor e galhardia.
Em homenagem ao estanciano Capitão Salomão, a turma do segundo semestre do TG 06/013 foi batizada com o nome desse guerreiro que sucumbiu na guerra de canudos. Um artilheiro do Exército Brasileiro que morreu abraçado ao canhão.
Capitão Salomão
Capitão Salomão da Rocha morre em 04 de março de 1897, em combate no interior do sertão nordestino, no episódio conhecido como Campanha de Canudos. Esse herói recusou-se a deixar sua Bateria, mesmo sabendo da superioridade incontestável dos jagunços. É dele a célebre frase: "Onde fica a bateria, fica o seu capitão"..
"Os jagunços lançaram-se então sobre a Artilharia. Era o desfecho. O capitão Salomão da Rocha tinha apenas em torno de 12 combatentes leais. Convergiram-lhe em cima os golpes: e ele tombou, retalhado a foiçadas junto dos canhões que não abandonara".
O feito de Salomão da Rocha é vivificado, através dos tempos, por todos os artilheiros em sua canção: "Abraçado ao canhão morre o artilheiro".
Sergipe Repórter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário